Amamentação


A amamentação foi algo que sempre sonhei quando me tornasse mãe, pois acho uma experiência linda que traz benefícios para mãe e bebê, fortalece este vínculo e, claro, desde o primeiro momento do bebê, o leite materno é a alimentação adequada e mais saudável com os nutrientes que ele precisa.
Logo no início, quando Milena e Mirela  nasceram, acredito que eu conseguia produzir a quantidade que fosse adequada para elas, mas por terem sido muito prematuras, não receberam logo leite materno. Depois que Mirela não resistiu e, também, por Milena ainda estar se desenvolvendo, (vale ressaltar que ter bebê em UTI Neonatal não é fácil, pois é um misto de sentimentos: preocupação, expectativas, etc.) contribuiu para que o leite diminuísse. 

No entanto, para estimular a produção de leite materno era necessário realizar a retirada do leite materno (ordenha), mesmo que Milena ainda não tivesse sendo amamentada diretamente e até chegar esse momento. Tinha rotina para tal e sempre utilizava toucas e máscaras descartáveis (isto é muito importante), bem como o frasco esterilizado que a própria maternidade disponibilizava. (Até me fez lembrar do Cantinho do Leite..lá as mamães conversavam, se conheciam, trocavam ideias e falavam como estavam seus bebês...cada história de pequenos vitoriosos).  

 O estímulo à amamentação demorou um pouquinho, pois foi necessário mais desenvolvimento dela. Pensem em um dia mega esperado! Tinha alguns momentos que conseguia amamentá-la um pouco e eu ficava super feliz, mas em outros momentos não, pois já não tinha mais tanto leite. Mas mesmo assim, eu insistia. Cheguei a achar que ela já estava é acostumada com a sonda rsrsrs e ela também recebeu alta mamando em mamadeirinha, fiquei bem frustrada (quanta resistência tive para comprá-la).
Gostaria muito de tê-la amamentado devidamente, acho que ganharia mais peso inclusive, sendo assim, antes das mamadas dela, eu a colocava no peito pelo menos um pouquinho e, em seguida, ia pra mamadeira mesmo e também tirava o meu leite e dava nessa pra ela. Porém, como eu não estava conseguindo dar tanto leite materno a ela, eu ficava preocupada e isso fez com que diminuísse a minha produção de leite e acabou que ela foi se acostumando mesmo na mamadeira.

Mas sabem...com o tempo fui vendo que a amamentação é um ato lindo que fortalece o vínculo entre mãe e bebê, mas que esse vínculo também pode ser fortalecido com a mamadeira sim, desde que possamos proporcionar ao nosso bebê um ambiente adequado e com muito amor, com certeza eles crescerão fortes e saudáveis.
Eu fazia da mesma forma se ela estivesse no peito...com muito amor e olhando sempre muito orgulhosa pra ela!


0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...