Trabalhar com crianças



Imagem retirada da Internet

Tem que ter perfil! É fato!

Carisma, manejo, bom trato, flexibilidade, paciência ... acredito que estas e tantas outras competências são fundamentais para quem trabalha ou almeja trabalhar com crianças, principalmente, no âmbito escolar... sem contar que nesse caso, além das crianças, há os pais. Portanto, saber lidar com o outro é essencial. 

Há pessoas que, além de gostar de crianças, parecem ter “chama” para elas e quando decidem atuar profissionalmente com os pequenos, basta aliar o seu perfil comportamental aos estudos, juntando com teoria e prática, pronto! É claro que não é tão simples assim, mas quando a pessoa ama o que faz, é percebível tanto para crianças como para os pais. 

É prazeroso ver quando realmente há dedicação e empenho com crianças que são filhos de outras pessoas, assim é o trabalho da maioria dos professores, pois eles são fundamentais na parceria de educação e ensinamentos junto às famílias. É uma soma...o ideal é que assim seja! 

Como já havia postado aqui, no ano passado, Milena parecia não estar tão confortável com a “primeira tia” do ano (lembrando que na escolinha que ela estava, havia alta rotatividade de profissionais, portanto, a que iniciava com a turminha, geralmente, não era a mesma que concluía o ano com eles). Além da rotatividade que as crianças também percebiam...sim, elas percebiam (afinal, “do nada” aparecia outra “tia”), tinham que se adaptar novamente..ou não! Rsrs

Bom, mas a tia que deu continuidade e concluiu o ano com a turminha dela, pelo visto, deu certo. Ela parece ter conseguido atraí-los de maneira saudável, sendo notório pelas crianças e nós, pais.  Confesso que quando ela assumiu a turminha, logo pensei que seria mais uma que tão logo sairia (sabe-se lá o motivo que elas saem), mas ela fechou o ano com a turminha. Ela aparentava não ter experiência profissional anterior como tal, mas tinha a formação, que por sua vez, esteve aliada ao seu perfil comportamental e o próprio apoio pedagógico da escola com ela enquanto professora. Parecia conhecer as crianças há mais tempo, sabia descrever muito bem como cada um se comportava durante a aulinha e seus gostos. Torço que ela desenvolva uma carreira de sucesso em sua área de atuação. 

 No entanto, como Milena está em uma nova escola, por enquanto, está sendo tudo diferente e novo para ela e, claro, pra nós também! Nesse primeiro momento, posso dizer que a atual “tia” parece ser tão amável também e, em tão pouco tempo, já observou como Milena é, inclusive, nos pontuou sobre em que podemos trabalhar juntos para melhor desenvolvimento dela. Bom né? Já foram observados seus pontos positivos e quais ela precisa desenvolver. Assim, é possível sentir que nossa filha está sendo bem acolhida e nós, pais, também! Em minha opinião, escola que afirma sempre aos pais (mesmo os mais presentes) que está tudo bem sempre, hummm....sei não! Coração de mãe e pai pode até se enganar, mas a tendência maior, é que não se engana, mesmo! Sem máscaras, é melhor! É claro, que a escola e seus profissionais precisam sempre saber como tratar ao falar sobre a criança aos seus pais: manejo e educação são fundamentais. 

Escola eficaz é aquela que torna o aprendizado prazeroso e valoriza a relação família-escola. Ainda é cedo para entrar em detalhes, mas estamos na torcida que ela se adapte e que tenhamos a certeza que, para esse momento de nossas vidas, fizemos uma boa escolha, já que escolas perfeitas não existem, mas que podemos, em parceria, tornar a melhor pra nós! 

Abraços, 

Larissa Andrade.

10 comentários:

  1. amiga tem mesmo gente que tem um carisma e atraem as crianças
    Nova escola sempre é mais desafiador
    pela falta da tia e dos amiguinhos
    mais como você disse não existe escola perfeita, mais podemos fazer uma parceria
    Nanda
    beijokas
    Linda Noite

    Sendo a mãe da Isa e da Gabi
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
  2. Oi Nanda!
    É verdade, é bem desafiador mesmo a escolha por uma nova escola, pois tem que haver sintonia, tanto a criança como os pais têm que se identificar. Mas a expectativa que dê certo, é grande!
    Beijos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  3. Você tem toda razão!! Trabalhar com criança é vocacão. É sentir um enorme chamado e correr atrás para tornar esse chamado o mais profissional possível, sem, contudo, perder a emoção. Infelizmente, nem sempre nossos filhos são agraciados com pessoas assim. Porque não basta gostar de crianças. É preciso saber trabalhar com elas. Assim como vc, estou muito satisfeita com a nova escola do dan e com a tia que está com a turma dele. Desde o primeiro momento me passou segurança e enorme capacidade de estar atenta às características de cada criança da turma. Saio de lá sabendo que um ótimo trabalho está sendo realizado. Não é maravilhsoso quando o coração está traqnuilo?!
    Beijos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  4. Oi Myriam,
    "Porque não basta gostar de crianças. É preciso saber trabalhar com elas" - como vc citou, tem que saber trabalhar com elas, ensiná-las e compreender que cada uma tem suas particularidades e perfis diferentes,e claro, entender as fases do desenvolvimento que elas estão. E, pelo visto, não é fácil. Espero que esses profissionais sejam sempre iluminados com muita sabedoria.
    Que bom que vc está satisfeita e se sentir assim, é um alívio, pois sentimos que nossos filhos estão sendo bem acolhidos.
    Bom final de semana pra vcs tbm!

    Beijos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  5. Tem de ter perfil e amar o que faz... Eu tenho muita vontade de trabalhar com crianças, ideias mas me falta a didatica rs.. Mas em breve, quem sabe rs bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Jorge!
    Sabe que eu tbm já pensei nisso?! Mas, por enquanto, só no pensamento mesmo...quem sabe no futuro! rsrs
    Bjos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  7. Super concordo Lari!

    Ter vocação é primordial, os meninos até então tem tido "sorte" com as tias, todas muito carinhosas e atenciosas, sempre estão nos informando as conquistas e dificuldades de meus pequenos. Isso nos deixa o caração acalentado..

    bjs

    Ju

    ResponderExcluir
  8. Oi Jú!
    Que bom que vcs tem encontrado tias assim!
    Se há essa sintonia, nós, pais, ficamos mais tranquilos sabendo que nossos filhos estão sendo bem tratados e estão com profissionais que tem vocação para trabalhar com crianças! Perfil para tal é fundamental!

    Beijos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  9. Oi Larissa,
    Que liiiinda a Milena de Tinkerbell!! Esse ano levei a Loly pra pular carnaval no clube fantasiada de fada tb!! rs
    E que bom que está confiando nessa profissional que está agora cuidando da Milena na escola!!! Vai dar td certo, o primeiro passo vc já deu que foi mudá-la de escola!!!
    Um beijão,
    Dani
    www.maedaloly.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Dani!
    Elas adoram fadas, hein?! rsrs
    Quanto a escola, realmente foi um passo e tanto que demos por aqui, mas torço que ela se adapte por lá, sem contar que as profissionais são mais estáveis em relação a escola anterior.
    Na torcida! :)

    Beijos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...