Crianças e a ingestão de água



Imagem retirada daqui

Nós bem sabemos o quanto a ingestão de água é importante para o nosso corpo com seus tantos benefícios essenciais à nossa saúde, portanto, tomá-la várias vezes ao dia e em quantidades indicadas é fundamental, mas e quando a criança não bebe muita água?

Foi o nosso caso, pois desde quando Milena era bebê e iniciou a ingestão de água, ela não demonstrou tanta afinidade com o líquido e isso não era bom, né? Começamos a oferecer água de côco e ela tomava numa boa, mas a pediatra sugeriu que continuássemos a oferecer água mineral, pois ainda que ambas fossem importantes, uma não substituía a outra. Frutas que contém mais água, também passaram a ser mais consumidas por aqui.

Bom, mas de lá pra cá, já usamos várias “técnicas” que criamos para que ela ingerisse mais água durante o dia, pois por bebê-la pouco, causou uma sofrida prisão de ventre (sem querer ser dramática, mas sofríamos todos juntos) e, diante dessa situação, toda a família se envolveu e ainda se envolve com um simples oferecer água a ela.

Conforme ela foi crescendo e fazendo uso de copos, fomos investindo em diversos modelos para estimulá-la, começou com o copo de transição e, com o tempo, de canudos, canecas, garrafinhas e por aí vai...até hoje, temos quase uma coleção (rsrs). Para facilitar que ela mesma pegue a água, deixamos os copos plásticos em uma gaveta que fica ao alcance dela, bem como o próprio bebedouro. Isso contribui muito!

Já fomos a uma nutricionista e ela nos deu algumas orientações que favorecem tanto a alimentação, bem como a ingestão de líquidos e nos ajudou bastante.

Aqui em Manaus é muito quente (mesmo) e, nesta época do ano, aumenta o calor por aqui, pois os termômetros marcam rapidamente uns 40°, e, nós, adultos, tomamos bem mais água e, de certa forma, temos que ser exemplo à Milena, por isso, como uma das nossas estratégias, já que ela ainda não pede tanta água espontaneamente, cada vez que bebemos água, oferecemos a ela também. Temos que oferecer várias vezes, pois na maioria das vezes, é apenas um gole que ela toma.

Já pedi apoio na escola para que ofereçam água pra ela, quando perceberem que ela não demonstra sede e mesmo que não tenha pedido, por isso, todos os dias, envio na lancheira dela, um copo plástico. Quando vou buscá-la na escola, levo uma garrafinha de água para ela ir brincando e, claro, tomando.

Com essas combinações, já conseguimos alguns avanços, pois, em alguns momentos, ela já passou a pedir espontaneamente. Parece até que ela aprendeu a sentir sede (estranho né? mas foi!). Algumas vezes me pede para beber água, como se algum dia eu tivesse proibido rsrsrs. Mesmo tendo aumentado um pouco mais, talvez não seja o suficiente, mas chegaremos lá!

Parecem dicas simples, mas espero que contribua caso alguém esteja com a mesma situação com o filho. 
E por aí, como anda o consumo de água com os pequenos?
Abraços,
Larissa Andrade.

12 comentários:

  1. A mais velha era igualzinha ao que vc relatou. Acho que tinha era preguiça de depois ir no banheiro, rsrsrsrssr. Fora que parar a brincadeira pra tomar água ñ parecia ser muito bacana, haahha.

    Hj até que bebe.mais água...mas mesmo assim fico monitorando. O caçula, fica.com a mamadeira (ou o copinho) no quarto e qdo vê, aponta e pede. Que continue assim.

    PS: mas confesso que eu ñ sou exemplo, quase ñ bebo água. Vou tomar vergonha na cara e virar pessoa comportado. Juro!

    Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Trícia,
      Ainda tem essa questão por aqui também, ela não quer parar o que está fazendo para beber água rsrsrs mas ficamos relembrando e chamando para que ela beba, se não, cai no esquecimento rsrsrs
      Ah! eu também dei uma melhorada na ingestão de água, pois com esta situação, passei a beber mais (único lado positivo nessa história hahah).
      Beijos,
      Larissa Andrade.

      Excluir
  2. Dan sempre gostou de água! Mas tem vezes que lembra e tem vezes que brincar faz ele esquecer de fazer xixi, beber água, comer...então, como vivemos aqui nessa terra que queima, eu tb preciso estar de olho! Boas dicas!!
    Bjks!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Myriam,
      Pois é, eles não querem parar a brincadeira para não perderem tempo hehehe, mas neste calorrrrr, temos que ficar monitorando, mesmo! 40° dá sede kkkkkk
      Beijos,
      Larissa Andrade.

      Excluir
  3. Olá! Também sou mamãe blogueira e vim te visitar. Adorei o seu espaço.

    Te convido a me visitar. Podemos trocar comentários se quiser. Todos que são deixados pelo blogger (pelo facebook não), são moderados e eu só libero depois de voltar e retribuir!

    Beijos
    http://meus-sonhos-meus-pesadelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá MSMP!
      Seja bem-vinda! Irei visitar seu espaço sim.
      Obrigada pelo convite e participação aqui.
      Beijos,
      Larissa Andrade.

      Excluir
  4. Oi Larissa, que bom que há a preocupação e o cuidado de oferecer agua à pequena Milena! Algumas crianças são mais dificeis mesmo de sentir sede e querer agua. E vou te falar... Nós adultos também. Eu sou uma que - principalmente no inverno - fico o dia inteiro sem ingerir um copo de água.

    Já programo no celular de 2 em 2 hs para tocar me avisando que tenho que beber agua. Minha mãe é a mesma coisa.
    Mas Maria não reclama. Quando ofereço bebe na boa. Mas criança não é muito de pedir com tanta atividade a distraindo. Só com muita sede.

    Suas dicas são simples mas úteis demais e que ajudam muito. Outra coisa que faço e Maria já pede toda noite, é uma garrafinha ao lado da cama. Ela coloca no cantinho e bebe antes de dormir. Se tem sede de madrugada pode beber também. É outra ajuda..

    Tomara que tudo dê certo com Milena. E é certo, bebendo a criança ja acostuma e começa a sentir sede.

    Um beijo grande e muito obrigada pela visita ao Bolhinhas. Volte sempre! A casa é sua! :)

    Teresinha e Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Teresinha,
      Pra falar a verdade, eu também não era muito de beber água, mas por vivenciar esta situação com Milena e mais o calor daqui que é bem forte, também passei a me reeducar neste quesito, mas tenho me esforçado para melhorar e aumentar, principalmente, pra ela.
      Na torcida para que dê certo rsrsrs.
      Obrigada pela retribuição da visita e carinho.
      Beijos,
      Larissa Andrade.

      Excluir
  5. amiga aqui em casa tenho oferecido mas água a pequena
    a mas velha bebe água direitinho
    mas a novinha
    e sei como é importante
    boa ideia a de pedi ajuda na escola

    Linda Noite
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda!
      Isso mesmo, continue oferecendo e assim ela vai se acostumando e, conforme for crescendo, vai seguindo o exemplo da irmã.
      Hoje em dia, estou me esforçando pra ser exemplo pra Milena, pois antes, não bebia tanto.
      Beijos,
      Larissa Andrade.

      Excluir
  6. O consumo de água é realmente muito importante.. No começo Bernardo não gostava mais hoje em dia ele pede água o tempo todo..
    Adorei seu blog e já estou te seguindo!!
    Beijos
    Ludmyla – A Espera do Meu Bernardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ludmyla,
      Seja bem-vinda! Obrigada pela participação.
      Que bom que o Bernardo pede muita água, que ele continue assim.
      Bjos,
      Larissa Andrade.

      Excluir

Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...