O que fazer com roupas e acessórios do bebê que não servem mais



Roupas e acessórios, principalmente de bebê, são itens que, rapidamente, ficam sem uso e, quando nos damos conta, estão parados, pois não servem mais, seja porque a criança mudou de tamanho de roupa ou porque o sapatinho não cabe mais. Isso se estende a berços, brinquedos e etc. Quando não temos tanto espaço em casa para guardá-los, aí realmente algo precisa ser feito. 

Claro que sempre há alguma roupinha, um brinquedinho que queremos guardar como recordação de alguma fase do nosso bebê, até comentei sobre isso AQUI, mas pra isso, logo damos um jeitinho e conseguimos um espaço. Afinal, são itens que têm um valor sentimental e que, provavelmente, serão lembrados com muita emoção e carinho e renderão longas histórias no futuro. 

Como não dá pra guardar tudo, mas e o que fazer? Listei aqui algumas opções: 

- Doação: Além de ser uma bela ação solidária, faz bem pra nós mesmos quando doamos algo que servirá a alguém. Mais bem fará ainda a nós, quando sabemos que quem recebeu, usou e cuidou com carinho. Pode ser doação para abrigos, casas de apoio, comunidades e tantos outros lugares que há crianças. Será sempre útil, tenha certeza! É importante que o item a ser doado, ainda esteja em boas condições de uso. Por aqui, já fiz várias doações de roupas, jogos de berço, calçados, brinquedos e tantas outras coisas. 

Quando engravidei, mais duas colegas também estavam grávidas. A bebê da que nasceu primeiro, logo foi perdendo algumas roupinhas e fizemos uma “sociedade”, sem nenhum problema, afinal eram itens de bebê e bem cuidados. É claro que, se você quiser doar para alguma amiga ou alguém da família, é bom checar se a pessoa tem alguma restrição quanto a isto. Caso ela não aceite, respeite! 

- Feira de troca de brinquedos: Em algumas cidades, esporadicamente, ocorre a feira. É um momento em que as crianças participam levando algum brinquedo seu para trocar por outro. O objetivo é evitar o consumismo e permitir que as crianças troquem por algo de seu interesse, independente, do valor do brinquedo na hora da troca. As redes sociais têm contribuído para divulgar quando há feiras de troca.

- Vendas: Se há algum item do seu filho que você acredita que dá pra ser vendido. Que tal? Móveis e alguns acessórios como carrinho, cômoda, berço, poltrona de amamentação, etc., sempre são procurados por outros pais que estão montando o enxoval e buscam pagar um pouco menos em relação ao novo (desde que estejam aproveitáveis). Além de anunciar em classificados de jornais, há várias opções para divulgar seu produto, como por exemplo, em sites como OLX e Bom Negócio. Há ainda, vários grupos de venda no Facebook e Whatsapp e a maioria é direcionado para produtos somente de meninos ou de meninas.

- Brechó/ Bazar: Além desta opção no meio virtual, é bem comum encontrarmos grupos de mães que se reúnem para vender alguns itens por precinhos que cabem no bolso. Na oportunidade, dá vender e comprar também. 

- Guardar para o próximo filho (a): Para quem pretende ter outro filho em um período não tão distante do primeiro, é possível guardar a maioria das roupas, por exemplo. Como no início da gravidez não terá como saber o sexo do bebê, as roupas e acessórios unissex podem ser reaproveitados. Se preferir aguardar até a confirmação e for o mesmo sexo que o primeiro, praticamente tudo pode ser reaproveitado, dá até pra economizar assim!

Espero que estas opções contribuam para quem quer “desapegar” de alguma roupinha, calçado ou, até mesmo, algum móvel que está sem uso dos pequenos, pois se deixamos de fazer essas arrumações por muito tempo, pode ser que algumas peças fiquem amareladas e paradas tomando espaço. 
É importante lembrar que o ideal é que as peças a serem doadas ou vendidas, estejam em ótimo estado de conservação e bem higienizadas.

E você? O que costuma fazer quando as roupas e acessórios do seu filho não servem mais?

Abraços,

Larissa Andrade.

14 comentários:

  1. amiga amei as dicas eu doei tudo tanto da primeira como
    da segunda só guardei um sapatinho e uma matinha
    acho que é bom dar a quem precisa sempre

    Linda Tarde
    beijokas da Nanda

    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nanda,
      É gratificante doar mesmo, ainda mais quando se sabe que quem recebeu ficou feliz e está usando. Que bom que tenhas gostado das dicas.
      Bjos,
      Larissa Andrade.

      Excluir
  2. Eu doei muito! Guardei mesmo umas 4 peças importantes! A ideia da feira tb é bem legal! Bjão, Larissa!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Myriam,
      Também já doei muito por aqui, até porque como seriam duas meninas, ao fazer o enxoval e ao ganhar presentes pra elas, tudo era em dobro. Como os filhos crescem, vamos continuar doando, né?! rsrs
      Bjos,
      Larissa Andrade.

      Excluir
  3. Fico pensando em guardar para o próximo filho (que eu não quero tão cedo) mas, e se vier menino? Guardei em vão...
    Ao mesmo tempo tenho tanta dó de dar as roupinhas, dá vontade de guardar todas pra recordar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi,
      Também pensava o mesmo: e se eu guardar para o próximo e for um menino? rsrsrsrs Bom, mas como não teríamos, em curto período, o segundo filho, não daria pra guardar.
      Bjos,
      Larissa Andrade.

      Excluir
  4. Oi Larissa! Ótimas dicas!
    Aqui tenho um grupo de amigas que estamos sempre passando as "sacolas" umas pras outras. Eu recebo as roupas de duas amigas, para a Mariana e mais duas para o Gabriel. Ambas tem filhos mais velhos que os meus. Dos meus, vão pra outras duas amigas -as roupas da Mariana (4 anos) vão pra Isabela (3 anos) e depois para a Maria Alice (1 ano). As do Gabriel também vão pra outros dois amiguinhos. As que voltam, eu doo para creches ou alguém que eu saiba que está precisando. E assim, nos ajudamos e ajudamos muita gente!!!
    beijinhos!!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Dani!
    Que bacana o que vocês fazem. O bom é que, de fato, vocês sabem que o que foi doado será usado e bem cuidado.
    Beijos,
    Larissa Andrade.

    ResponderExcluir
  6. Aqui doei a maioria, guardei algumas peças especias como a saída da maternidade e a roupinha do 1º aninho. Hoje de acordo com que ele vai crescendo as roupinhas vão ficando para o priminho.

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jamilly,
      Também doei a maioria, mas como recordação, guardo pelo menos um brinquedinho, roupa, sapatinho...
      Beijos,
      Larissa Andrade.

      Excluir
  7. oi larissa eu tenho uma filha e ela esta perdendo tudooo , estou doando tudo , acho as coisas lindas mas se não dar mais outra pessoa pode usar .

    tenho um blog , estou seguindo o seu , segue o meu também ?

    http://aberturadoblogg.blogspot.com.br/

    beijooos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza,
      Realmente as coisas para bebês/ crianças sempre são tão fofas e lindas que dá vontade de guardá-las mesmo rsrsrs. Mas como não há como fazer isso, o ideal é repassar para quem poderá fazer uso, melhor do que ficar parado.
      Bjos,
      Larissa Andrade.

      Excluir
  8. oi amigas estou aqui para pedir vçs me ajudarem cm algunhas roupinhas de menino e sapatinho quem tiver, meu filho tem 5 mesês e so pai trabalha e pagamos aluguêl me ajude , meu numero é esse 953184950 viviane

    ResponderExcluir
  9. Queim tiver coisas de bebê pra doar " mim chama no watsapp 33999508288 "minha bebeê é menina

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...