Como o comportamento dos pais interfere nos filhos


Imagem daqui
Alguns comportamentos repentinos que surgem na criança, tendemos a afirmar que “é só uma fase” e, não que não seja, mas há algumas coisas que, simplesmente, são reflexos do nosso cotidiano e atitudes que temos em casa, na frente dos pequenos.  

Já fiz este post aqui que tem relação com este texto. Nele, eu me refiro a pequenos hábitos do dia a dia que podem influenciar positivamente no que queremos para nossos filhos. Afinal, as crianças aprendem pelo que ensinamos verbalmente a elas, mas aprendem mais ainda, com o que elas nos veem fazendo. Somos espelhos para nossos filhos.

Educar não é tarefa fácil, muitas vezes o nosso cansaço, a correria que vivemos pode se sobressair e acabamos não dando a devida atenção aos nossos filhos. É difícil conciliar rotina do dia a dia com a educação a eles, mas claro, não é impossível. Tem que haver dedicação e reciprocidade, principalmente, do casal...e, o principal, encontrar um equilíbrio.

Acredito que na minha ou na sua casa, é notável quando a criança age de alguma maneira que faz com que a gente pense “tem algo aí, não é assim”. Na maioria das vezes, é assim que nós, pais, estamos agindo. É apenas reflexo.

No livro “Quem Ama Educa”, do memorável Içami Tiba, há uma parte, em um dos capítulos (ainda que esteja se referindo a outra questão), que transmite o que quero passar aqui e diz o seguinte: “Se a expressão do filho mudou de repente, isso significa que você fez algo que o atingiu, embora essa talvez não fosse sua intenção”.

Essa frase, quando se refere ao “embora não fosse sua intenção”, nos alivia de uma possível culpa que está relacionada quando pensamos no porquê estamos agindo dessa ou de outra maneira na frente de nossos filhos e, muitas vezes, neles “descontamos”, seja através de um “não” mais fervoroso ou seja até mesmo da falta de oferecer atenção e dedicar mais tempo presente com eles. Dependendo da intensidade, muitas vezes, nem nos damos conta, nem percebemos, afinal, pai e mãe querem sempre o melhor e tem o verdadeiro amor incondicional.

Em muitas situações, já repararam que a gente até afirma que é a criança que está com determinado problema/comportamento estranho e foca-se nisso, mas o que poderia também ser avaliado é o comportamento dos pais.
No entanto, quando o nosso coração nos mostra e nos faz sentir que algo precisa de atenção e dedicação e que isso se chama filhos e o comportamento apresentado por eles confirma tudo isso, é hora de tentar mudar essa situação.

* Antes de exigirmos um comportamento adequado da criança, precisamos ver como estamos transmitindo ensinamentos a ela, não somente pela nossa fala, mas pelas nossas ações no dia a dia.

* Pode ser um momento de desacelerar na correria do cotidiano, porém, nem sempre é possível, né? Muitas vezes, a demanda está grande no trabalho, os prazos estão curtos e muitos projetos para serem entregues...e, ao chegar em casa, a vontade é de se jogar nem que seja no sofá e não fazer nada, quem nunca? rsrs.... Nesse caso, conversar com o companheiro (a) para equilibrar as tarefas da casa e, mesmo com cansaço, dedicar um tempinho com a criança é essencial.

* Organizar a rotina (independente se trabalha fora ou não) facilita muito nas tarefas diárias. Isso é algo que sempre conversamos por aqui, pois há sempre algo a mudar pra favorecer para todos os lados. Nem sempre é possível, mas flexibilizar certas coisas do cotidiano, tende contribuir para o bem estar da família. Este é um ponto de prioridade por aqui, pois algumas coisas estão precisando ser organizadas e com nova rotina.

Há ainda fases que vivemos que não são tão fáceis e, diante de algumas situações, podemos até não saber como lidar e isso pode interferir em diversos âmbitos de nossas vidas, inclusive no nosso trato com os próprios filhos e eles não tem culpa de nossos problemas. Assim, buscar ajuda com algum profissional pode ser uma opção para ver as coisas sob uma nova perspectiva.

Por aqui, temos observado bastante o comportamento de Milena e o nosso. Há muito o que desenvolver, primeiramente, em nós para transmitir mais leveza e favorecer uma criação saudável e tantas outras coisas.


E por aí, já notaram algum comportamento da criança que foi reflexo do que vocês apenas fizeram na frente dela? 
Abraços,
Larissa Andrade.

Campanha Defensores da Amamentação

De 1 a 7 de agosto de 2015 comemora-se  a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), facilitando e fortalecendo a mobilização social para a importância da amamentação. Em paralelo à SMAM, hoje, 1 de agosto, está sendo lançada a “Campanha Defensores da Amamentação”, uma importante ação de conscientização para mobilizar as mães brasileiras sobre a importância e benefícios do aleitamento materno.

Muitas pesquisas já demonstraram que grande parte das mães necessita de encorajamento e apoio para iniciar e persistir na amamentação de seus bebês. O objetivo dessa campanha é encorajar essas mães.

Para quem quiser conhecer mais, o site da campanha é: 


Lá, você encontra dicas e informações sobre amamentação, fotos e depoimentos de mães contando sobre essa experiência.

Se você quiser participar, publique uma foto apoiando a amamentação com a hashtag #defensoresdaamamentacao no Instagram durante a Semana do Aleitamento Materno (1 a 7 de agosto). O bacana é que todas as fotos postadas com a hashtag irão automaticamente para o site e, para cada foto apoiando a amamentação, será doado 1 tubo de lanolina HPA Lansinoh para o Amparo Maternal (instituição filantrópica com 75 anos de história em assistência a gestantes).  Essa pomada é indicada para hidratar e proteger os mamilos rachados e doloridos e pode ser usada no final da gestação.

Nem precisa estar amamentando para participar da campanha, pois o objetivo é mostrar que o apoio é algo que vem não somente de outras mulheres que já passaram pelo processo, mas também dos pais, companheiros, amigos, avós e profissionais de saúde.
O apoio nesse momento é fundamental, participe e apoie você também! #defensoresdaamamentacao 

Abraços,
Larissa Andrade.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...